Como os Novos 4Ps são fundamentais na economia digital: Plataformas, Propósito, Pessoas e Planeta
Embora a transformação digital tenha permitido que as organizações repensassem seus sistemas operacionais digitais, ela não levou necessariamente aos resultados inovadores esperados. Muitas empresas não conseguiram combinar seus investimentos em sistemas digitais com uma compreensão da lógica e dos novos modelos de negócio da economia digital. Os Novos 4Ps fornecem às organizações com visão de futuro uma nova estrutura transformacional centrada no ser humano que pode prepara-las para implementar a nova geração Deep Tech.
O poder dos Novos 4Ps — Plataformas, Propósito, Pessoas e Planeta — reside em sua capacidade de ajudar as equipes de liderança a entender suas organizações a partir de uma perspectiva sistêmica e regenerativa. Os Novos 4Ps criam um caminho para novas conversas sobre como as organizações podem oferecer formas elevadas de valor aos clientes, escalando e alcançando impacto não apenas em relação aos resultados financeiros, mas de uma maneira que permite atingirem suas obrigações ESG de uma maneira autêntica.
Assim, as organizações que agora desejam se transformar estão olhando para os Novos 4Ps como uma estrutura a ser utilizada antes de qualquer projeto, estratégia e iniciativas de marketing. A razão é que os Novos 4Ps operam no coração das organizações, desde o início do processo de planejamento estratégico até a execução e operação, ajudando os líderes a desenvolver organizações mais ágeis, melhorar a experiência de seus clientes e colaboradores e entregar novas e inovadoras propostas de valor.
Os Novos 4Ps têm tal importância estratégica pelo fato de a economia digital operar sob uma lógica diferente da economia tradicional: as arquiteturas técnicas das organizações digitais, as novas ofertas e serviços que as plataformas estão possibilitando e as disrupções que vêm de profundas tecnologias como computação quântica, inteligência artificial, robótica e nanotecnologia.
Sete novos direcionadores definem agora as regras do jogo na economia digital. Estes são:
- Efeitos de rede exponenciais
- Elevados níveis de acesso a capital de investimento de risco
- Baixos níveis de regulação do mercado
- Baixas barreiras à entrada
- Custos marginais de escala
- Acesso imediato a mercados globais
- Código aberto e acesso de baixo custo a inovações tecnológicas
Esses direcionadores podem ser vistos em operação assim que uma proposta de valor nova e inovadora estiver disponível, porque novos competidores no mercado, produtos e serviços substitutos podem entrar no mercado global imediatamente e se espalhar rapidamente devido aos efeitos de rede exponenciais e à ausência de fronteiras internacionais. Os Estados Unidos e a China agora dominam em relação às empresas baseadas em plataforma porque esses dois países são os mais preparados para a próxima onda de disrupção tecnológica devido à sua compreensão mais profunda sobre esses impulsionadores da economia digital.
No entanto, quando os níveis de regulamentação do mercado são baixos, os negócios sem ética podem prosperar sem verificações e contrapesos suficientes. Por isso, os Novos 4Ps incluem as dimensões humana e planetária da atuação de uma organização, garantindo que fatores éticos, ambientais e de governança gerem impactos econômicos, sociais e ambientais significativos.
Trabalhar com os Novos 4Ps permite que os líderes seniores elevem suas organizações por meio do desenvolvimento de novos relacionamentos e conexões sistêmicas. Para que isso aconteça, eles precisam facilitar formas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares de trabalho em equipe, iniciar novos diálogos e gerenciar a comunicação e o alinhamento, permitindo que as pessoas mudem seu foco de funções e departamentos isolados para a compreensão de uma organização dentro do contexto de seus ecossistemas de negócio.
Central para o processo de trabalho com os Novos 4Ps é o nosso conceito de “elevação da proposta de valor”. Este é um processo que começa por analisar e depois elevar uma proposta de valor existente através das lentes de i) desafios planetários, ii) valores humanos universais, iii) valores da organização, e iv) a visão de futuro da organização.
A dimensão “pessoal” dos Novos 4Ps refere-se não apenas aos clientes, mas também a todas as partes interessadas e comunidades mais amplas que serão impactadas pela proposta de valor. Por esse motivo, é importante incluir não apenas a voz do cliente, mas também a voz de todas as partes interessadas em qualquer processo de design.
Trabalhar dessa maneira, portanto, oferece os seguintes benefícios:
- Equipes de design alinhadas com a estratégia geral e proposta de valor elevada;
- Compreensão organizacional da lógica dos modelos de negócio da economia digital;
- Uma compreensão mais profunda de como as plataformas geram valor para usuários e clientes;
- Clareza sobre arquiteturas de plataforma e seus limites com as tecnologias e serviços subjacentes que suportam plataformas;
- A inclusão de indicadores sistêmicos, como o Future-Fit Benchmark, para medição social e ambiental.
A estrutura dos Novos 4Ps foi desenvolvida pela Holonomics para ajudar os líderes a entender os modelos de negócio e propostas de valor da próxima geração. Em seguida, expandimos a ideia integrando arquiteturas de plataforma Deep Tech na estrutura, o que resultou em uma nova concepção de negócios — organizações amplificadas — nas quais uma abordagem sistêmica à estratégia, proposições de valor elevadas e práticas de design centradas no propósito são integradas em plataformas deep tech, modelos operacionais digitais e recursos analíticos profundos.
Um exemplo do poder estratégico dos Novos 4Ps é o caso da Pravy, um estúdio de design e inovação baseado em São Paulo que trabalhou com a Holonomics para promover a evolução de seus serviços, ampliação de seu portfólio e desenvolvimento de novas soluções de futuro para seus clientes com base nessa estrutura.
As plataformas representam a próxima geração de modelos de negócio capazes de abrir novas oportunidades de criação de valor. As organizações que lideram na economia digital são, portanto, aquelas que desenvolvem novas formas de inovação mais inclusivas, orientadas por propósitos e regenerativas. Por esta razão, os Novos 4Ps estão se tornando a força estratégica central das organizações, permitindo que elas ampliem seu impacto de formas que apenas começamos a imaginar.
— — — — — — — — —
Mais informações sobre os Novos 4Ps e como eles podem amplificar sua empresa, você encontra no livro Deep Tech and the Amplified Organisation: How to elevate, scale and amplify your business through the New 4Ps of platforms, purpose, people and planet.